AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

Nos dias 16 e 17 de Outubro, realizou-se em Lisboa, o 1º Congresso Nacional da Groquifar, Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Este congresso foi patrocinado, entre outras entidades, pela Gestout que teve como orador o seu Diretor Geral, Dr. João Creio.

Há mais de 130 anos que a Groquifar se encontra na linha da frente na defesa dos interesses da distribuição química e farmacêutica dando voz a cinco divisões, a saber, Divisão Farmacêutica, Divisão Veterinária, Divisão Agroquímica, Divisão Química e Divisão de Controlo de Pragas.

O tema eleito do congresso foi "A Distribuição Química e Farmacêutica - Presente e Futuro", setor que assume particular importância, se verificarmos que no ano passado foi responsável pela movimentação de cerca de oito mil milhões de euros e pelo emprego de quase 16 mil pessoas.

O setor atingiu ainda os 500 milhões de euros em exportações, tendo como exportadoras 36% das empresas da área da distribuição farmacêutica e 44% da distribuição química.

A sessão de abertura foi presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. Leonardo Mathias que sublinhou a importância e o mediatismo deste congresso pela pertinência estratégica do assunto e pela presença de representantes de entidades oficiais como a DGAE, DGAV, DGS, APA, INFARMED e IAPMEI e de importantes associações como a APIFARMA, ANF e APOGEN.

A nossa intervenção esteve inserida no painel – debate final onde se abordaram temas como “como acrescentar valor na Distribuição” e “os meios de financiamento das empresas”. Subordinando a sua intervenção ao tema “A decisão de investir e a consultoria especializada”, a Gestout trouxe a este congresso uma questão particularmente pertinente agora que estamos perante a publicação da regulamentação do Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020: de que forma se poderá revestir o apoio da consultoria especializada na identificação de investimentos e no recurso a financiamentos.

Tal como tem sido a nossa prática nestes domínios, a principal forma será através de uma abordagem integrada com claras vantagens para as empresas em vias de encetar processos de mudança ou perante necessidade de investimentos.

  • No diagnóstico organizacional
  • Na definição de objetivos estratégicos
  • Na construção de planos de ação
  • Na identificação dos investimentos e das fontes de financiamento
  • Na análise de viabilidade do projeto
  • Na concretização e acompanhamento de candidaturas aos programas de incentivos / pedidos de financiamento.

No decurso da nossa intervenção levantou-se uma questão incontornável, agora que o Portugal 2020 está prestes a revelar-se. Perante as suas necessidades de financiament o como poderão os empresários e gestores identificar, nos sistemas de apoio do programa, os mecanismos de financiamento que melhor sirvam as suas necessidades? E cumprirão as condições regulamentadas? O que fazer?

Para além da natural recolha de informação junto de fontes oficiais e de outras especializadas e após estruturar os seus investimentos e necessidades de formação, os empresários e gestores deverão consultar uma empresa especializada, como a Gestout, com o fim de obter apoio para com rigor:

  • Analisar condições de acesso pré e pós-projeto
  • Enquadrar investimentos e necessidades de formação nos sistemas de incentivos
  • Simular cenários
  • Identificar mecanismos e meios que potenciem o mérito do projeto e maximizem os incentivos como, no caso dos projetos de formação, a obtenção de estatuto de entidade formadora certificada pela DGERT.
  • Concluir, então, sobre a oportunidade do projeto
  • Em caso afirmativo, partir para a instrução do processo de candidatura onde deverá incluir entre outras peças, uma análise que prove a viabilidade do projeto.

Relativamente ao âmbito de intervenção da consultora especializada, é fundamental que o mesmo não termine na data de submissão da candidatura. O apoio técnico deverá estender-se, pelo menos, durante todo o período de análise até recair uma decisão sobre a mesma. É pois, de máxima importância, que a empresa questione a consultora especializada acerca do seu real âmbito de intervenção e a sua distribuição pelas fases que compõem a vida de uma candidatura.

Esse esclarecimento deverá ser obtido antes do início dos trabalhos, devendo, inclusivamente, ser exigidas garantias contratuais”.

Na conclusão da nossa intervenção foi reiterado pelo Dr. João Creio que a Gestout está, e estará sempre, disponível para prestar, antes e após o início dos projetos, todos os esclarecimentos colocados pelos promotores que contactem com os serviços da Gestout.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Senhor Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Engº João Vieira Lopes e as conclusões do congresso foram apresentadas pelo Presidente da Direção da Groquifar Dr. Vérter Gomes.

Brevemente serão apresentadas com maior detalhe, as conclusões retiradas do Congresso Nacional da Groquifar.

PORQUE É QUE OS NOSSOS CLIENTES GOSTAM DE NÓS?

................

 Fale connosco e descubra porque somos especiais

SEDE:

house

Rua Poeta Bocage,
nº 14-D, 1º E
1600-581 Lisboa

tel

Tel: 21 712 18 90/5

imp

Fax: 21 712 18 99

env

geral@gestout.pt

 

Ver no Mapa

DELEGAÇÃO NORTE:

house

Rua D. Frei Caetano
Brandão nº 99, 1º
4700-031 Braga

tel

Tel: 253 619 511

imp

Fax: 253 273 572

env

delnorte@gestout.pt

Ver no Mapa