AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

886811

Anúncio feito em Lisboa por Carlos Moedas, o novo comissário da investigação científica.

O novo programa europeu de financiamento da investigação científica, designado Horizonte 2020, vai permitir aos cientistas portugueses juntarem-se a grandes universidades europeias para concorrerem em conjunto a financiamentos europeus, anunciou esta quinta-feira em Lisboa o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O comissário – que participava no lançamento da campanha publicitária União Europeia: Trabalhamos para si, a ser lançada a 28 de Novembro em Portugal, Alemanha, Espanha, Finlândia, Letónia e Polónia, com anúncios na televisão e imprensa – salientou as vantagens do investimento europeu nesta área quando questionado sobre a redução do investimento em ciência em Portugal, sublinhando que os financiamentos europeus apoiam actualmente 35 projectos portugueses e, no anterior programa, ascenderam a mais de 100 milhões de euros.

O novo programa contempla uma nova medida que “faz a passagem entre os países que têm mais dificuldades com os países que estão na linha de excelência”, permitindo a investigadores dos primeiros “unir-se a grandes universidades” para “concorrerem juntos a projectos”, explicou Carlos Moedas.

“É o que chamo a escada para a excelência. A ciência tem de ser baseada na excelência, mas temos de ajudar países que ainda estão no caminho para a excelência a lá chegar.”

O novo programa prevê, por outro lado, uma “simplificação dos processos para que as pessoas tenham menos dificuldade com a parte burocrática e para que novos atores consigam entrar”, prosseguiu o comissário.

Salientando que Portugal tem investigadores “entre os melhores do mundo”, Carlos Moedas desvalorizou a chamada “fuga de cérebros” que se acentuou nos últimos anos, afirmando tratar-se de um fenómeno internacional e sublinhando que essa mobilidade é muito importante na carreira de um investigador. “O Horizonte 2020 atrai cérebros para a Europa e eu estou aqui como comissário europeu, portanto o meu ponto é que os cérebros europeus estejam na Europa. Temos de pensar em termos de Europa.”

(fonte:www.publico.pt)

PORQUE É QUE OS NOSSOS CLIENTES GOSTAM DE NÓS?

................

 Fale connosco e descubra porque somos especiais

SEDE:

house

Rua Poeta Bocage,
nº 14-D, 1º E
1600-581 Lisboa

tel

Tel: 21 712 18 90/5

imp

Fax: 21 712 18 99

env

geral@gestout.pt

 

Ver no Mapa

DELEGAÇÃO NORTE:

house

Rua D. Frei Caetano
Brandão nº 99, 1º
4700-031 Braga

tel

Tel: 253 619 511

imp

Fax: 253 273 572

env

delnorte@gestout.pt

Ver no Mapa