AJUDAMOS A PREPARAR

AS EMPRESAS PARA O FUTURO

A empresa americana de componentes para o sector automóvel BORGWARNER que vai investir um total de 25 milhões na fábrica de Viana do Castelo, até Junho de 2015, foi esta sexta-feira inaugurada pelo Sr. Vice-Primeiro Ministro Dr. Paulo Portas, pelo Sr. Presidente da Camara de Viana do Castelo Sr. José Maria Costa, na presença de toda a Administração do Grupo Norte Americano e de outras individualidades estrangeiras, nacionais e regionais e demais convidados.

"A totalidade do equipamento chega entre Março e Abril do próximo ano. A fábrica só estará operacional na totalidade em Março. Estamos com uma capacidade de 50% neste momento" referiu o CEO da sociedade, Brady Ericson. “Quando estiver em velocidade cruzeiro, a BORGWARNER estima exportar 100 milhões de euros da unidade portuguesa, tendo com objetivo principal o mercado da Europa Ocidental, nomeadamente Espanha, França, Alemanha e Reino Unido”, disse Brady Ericson.

Os números deste projeto traduzem bem a sua dimensão e importância que, apesar da sua expressão, foi possível desenvolver em tempo record, desde a apresentação da candidatura dos fundos comunitários pela GESTOUT até a sua implementação e a construção da nova unidade pela empresa de construção Garcia, Garcia S.A. e a colaboração do Eng.º Alfredo Monteiro, com quem já tínhamos colaborado no nosso projeto da LEICA

Projeto em números:

  • Data da candidatura do Projeto: 08.07.2013
  • Data da aprovação do Projeto: 24.01.2014
  • Tempo de construção da fábrica: menos de 1 ano
  • Data da inauguração: 08.11.2014 · Investimento: 25.000.000 euros
  • N.º total de postos de trabalho: 650
  • Postos de trabalho a criar: 80
  • Área total: 52.000 m2 (equivalente a 7 campos de futebol)
  • Área de Implantação : 22.000,00 m2
  • Área de Construção : 29.200,00 m2
  • Área Administrativo e Social : 4.900,00 m2
  • Área Industrial : 24.300,00 m2
  • Movimentação de 172.000 m3 de terras
  • 1090 ton de aço utilizados
  • 67.000 m de cabos de cobre instalados

Resultados do Projecto

Os resultados deste projeto foram detalhadamente analisados e otimizados pela nossa equipa de projetos de investimentos, tendo a estratégia de projeto seguida neste caso, sido suportada numa classificação de Projeto de Interesse Nacional (PIN), como forma de agilizar e envolver as diferentes entidades envolvidas na identificação, seleção e licenciamento da nova localização. Apesar de ter sido apresentada a candidatura de incentivos ao Regime geral do Sistema de Incentivos à Inovação (QREN), foi possível defender o projeto e valorizar o seu Mérito, de modo a garantir a elegibilidade deste projeto numa fase de concurso muito exigente. Para além da componente dos incentivos financeiros, o projeto foi ainda complementado com uma candidatura aos Benefícios Fiscais ao Investimento, reforçando o nível de apoios recebidos por este projeto, maximizando as ajudas ao projeto de acordo com os limites de Ajudas Estatais em vigor.

A componente de formação profissional e da aposta no capital humano, não foi esquecida, tendo a BORGWARNER garantido atempadamente a sua própria Certificação da Qualidade da Formação (DGERT) de modo a permitir que a formação por ela ministrada, pudesse ser considerada elegível para o Programa de Incentivos. Desta forma, o projeto de investimento inclui também a importante vertente de candidatura de projetos de formação e incentivos, integrando todo o esforço e investimento desenvolvido pela BORGWARNER, nestes dois anos de projeto, na qualificação, integração e formação dos seus colaboradores

O projeto de modernização e expansão da BORGWARNER (projeto de investimento e de formação) foi apoiado pelo Sistema de Incentivos à Inovação (SII/QREN), bem como mereceu um apoio complementar do Regime de Benefícios Fiscais ao Investimento, ambos os processos da responsabilidade da GESTOUT. Trata-se do último grande projeto de construção de raiz de uma nova unidade industrial a instalar-se em Portugal, elaborado e acompanhado pela GESTOUT e que se soma ao nosso portefólio de outros importantes casos de sucesso por nós desenvolvidos. (HUTCHINSON-PORTO, LEICA, HUTCHINSON-PORTALEGRE, CELBI, CAIMA, CELTEJO, RENOVA, NOBRE, entre outros…)

Noticias relacionadas com este projeto:

PORQUE É QUE OS NOSSOS CLIENTES GOSTAM DE NÓS?

................

 Fale connosco e descubra porque somos especiais

SEDE:

house

Rua Poeta Bocage,
nº 14-D, 1º E
1600-581 Lisboa

tel

Tel: 21 712 18 90/5

imp

Fax: 21 712 18 99

env

geral@gestout.pt

 

Ver no Mapa

DELEGAÇÃO NORTE:

house

Rua D. Frei Caetano
Brandão nº 99, 1º
4700-031 Braga

tel

Tel: 253 619 511

imp

Fax: 253 273 572

env

delnorte@gestout.pt

Ver no Mapa