Estratégias de reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, de competitividade e de upgrade tecnológico encontram até 2020 um importante conjunto de incentivos para premiar as Empresas investidoras.
Complementado a sua Estratégia de Incentivos, as Empresas dispõem de importantes ferramentas de Benefícios Fiscais para premiar o seu esforço de modernização e reforço de capacidade empresarial. Estes apoios podem ser acumuláveis aos incentivos Financeiros.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.
O Portugal 2030 materializa o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, fixando os grandes objetivos estratégicos para aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 23 mil M€, em torno de cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos.