Projetos de Inovação Social

Projetos de Inovação Social

Os Projetos de Inovação Social tornaram-se numa prioridade da política nacional, traduzindo-se numa resposta da sociedade civil e das organizações da economia social aos grandes desafios vividos atualmente. Os Projetos de Inovação Social suscitam uma grande expectativa nos atuais e próximos programas de apoio.

Projetos de Inovação Social: Intervenção junto da Área Social e do Setor Fundacional

projetos-inovacao-social-3

A GestOut tem disponibilizado a diversas entidades desta importante área o seu know-how na elaboração de projetos e na gestão de incentivos, contribuindo para o sucesso de iniciativas tanto ligadas à inovação social, através dos programas de Parcerias para o Impacto, como aos equipamentos sociais através dos programas de Apoio ao Investimento em Infraestruturas Sociais. A nossa intervenção tem-se estendido ao acompanhamento e encerramento destes projetos.

projetos-inovacao-social-2

A GestOut tem um relevante histórico de intervenção junto do setor fundacional

Esta intervenção tem incidido na elaboração de projetos de investimento nas áreas de atuação das Fundações, de projetos de formação e de estudos e análises.

Salientamos o apoio prestado ao Centro Português de Fundações

O apoio ao CPF tem-se materializado através da elaboração e acompanhamento dos projetos POISE, mas, igualmente, na conceção e elaboração de dois importantes e oportunos estudos:

Icon feather-check-circle

Estudo de Diagnóstico do Setor Fundacional. Recomendações Estratégicas

Icon feather-check-circle

As Fundações e o Portugal 2020. Oportunidades e Dificuldades de Acesso. Perspetivas para o Próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2030

Áreas de Intervenção nos Projetos de Inovação Social

Sistematização das atividades e elaboração de um diagnóstico de situação que permita identificar necessidades de investimento de forma objetiva, assim como a sua quantificação e valorização

Identificação de fontes de financiamento e monitorização da publicação dos avisos de concurso, tanto a nível nacional como regional

Interpretação das condições de acesso assim como das exigências/especificidades relacionadas com os beneficiários. interpretação das exigências técnicas e documentais.

Identificar todas as variáveis envolvidas e quantificar impactos calculando a valia dos projetos de modo a obter um valor confortável para enfrentar os concursos. Igualmente, cálculo de indicadores de obtenção de resultados sociais e de ganhos de eficiência.

Após completa identificação em tempo útil, por parte da entidade, recolha de toda a informação, elementos, documentos e aprovações de entidades competentes.

Elaboração e instrução de todo o processo de candidatura incluindo submissão e gestão do processo de candidatura junto da plataforma oficial

Apoio no contacto e no relacionamento com as entidades gestoras tentando ultrapassar dificuldades de Interlocução com as mesmas.

Fase importante do processo de candidatura é, após a sua aprovação, o apoio não jurídico ao processo contratual a decorrer junto da entidade gestora

Apoio na resposta às exigências que surgem na fase de acompanhamento dos projetos, não só a nível de resposta às solicitações e até pedidos de auditoria ao processo, por parte das entidades oficiais, mas, igualmente, quando o desafio é obter as verbas devidas através dos pedidos de reembolso, tarefa a realizar em tempo útil e sempre sujeita a pedidos de esclarecimento.

Este apoio verifica-se até à fase de encerramento do projeto