A GestOut e as Entidades da Economia Social no Portugal 2020

A GestOut e as Entidades da Economia Social no Portugal 2020

17. 05. 22

As Entidades da Economia Social sempre desempenharam um papel preponderante na sociedade e têm assumido ao longo dos últimos anos uma relevância crescente, devido a diversos contextos estruturais. A importância deste setor aliado ao foco que as Entidades da Economia Social tiveram no âmbito do Portugal 2020, quer enquanto beneficiários, quer enquanto destinatários de diversas tipologias de intervenção integradas nos programas operacionais, foram a motivação certa para a GestOut se debruçar, desde logo, sobre as possibilidades de apoio que poderia apresentar a este setor, que sempre acompanhou e valorizou.

Assim, iniciou-se um caminho fortalecendo conhecimentos sobre o setor, alavancado pela experiência profunda em fundos comunitários. Deparámo-nos com a evidência de que a consultoria no setor social é uma enorme mais-valia para as organizações que a compõem, desde logo, na identificação de soluções de financiamento. O know-how acumulado permite um real diagnóstico e a apresentação de propostas coerentes e adaptadas às prioridades identificadas nas organizações. Foram assim desenvolvidos serviços de consultoria dinâmicos que permitem responder às reais expetativas do setor.

Efetivamente, desde 2015, início da operacionalização do Portugal 2020, a GestOut divulgou e participou, de forma ativa, na elaboração de projetos e candidaturas aplicadas ao setor social. A forte especialização e a larga experiência apresentada em projetos de apoio no âmbito dos diversos quadros comunitários, em diferentes programas operacionais, refletiu-se nesta aposta de sucesso, junto de um setor de extrema relevância para a nossa sociedade. Desta forma, a GestOut apresenta-se como empresa consultora de diversas Organizações da Economia Social, desenvolvendo atividades associadas à elaboração e acompanhamento de candidaturas de projetos financiados, bem como, realizando diversos Estudos, nomeadamente no Setor Fundacional.

A GestOut alcançou sucesso em dezenas de projetos diferenciados, nomeadamente no POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, relacionados com candidaturas subordinadas a temas tão diversificados como: Capacitação de Membros do CNES; Parcerias para o impacto; Equipamentos sociais; Formações Modulares entre outros. Também no POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos foram apresentadas candidaturas no âmbito da Eficiência energética de IPSS.

É sempre proposta uma intervenção coerente e adaptada às necessidades identificadas, com um acompanhamento próximo dos nossos experientes consultores garantindo o sucesso dos projetos. O apoio da GestOut percorre desde a fase de definição do projeto, pesquisa de incentivos, elaboração, acompanhamento e implementação do mesmo, relatórios diversos e comunicação com as entidades externas oficiais.

Para a GestOut é uma questão de cumprir a sua Missão, o propósito de gerar valor a quem connosco concretizou os seus projetos no Portugal 2020 a quem os concretiza recorrendo ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a quem deposita legítimas expetativas no Portugal 2030.

A GestOut encontra-se à disposição de todas as entidades para analisar o potencial dos seus projetos, bem como preparar e antecipar as oportunidades resultantes, assegurando as intervenções necessárias de modo a garantir as condições técnicas exigidas para o efeito, nas suas diferentes vertentes

Artigos Relacionados

gestout-50

PRR

Descarbonização do setor industrial e mudança de paradigma na utilização dos recursos, para acelerar a transição para a neutralidade carbónica Esta componente visa a descarbonização

Saber Mais
17. 05. 22
gestout-50

As Fundações e o Portugal 2020

Oportunidades e dificuldades de acesso Perspetivas para o próximo QCA O Setor Fundacional, ao longo dos anos de vigência do Portugal 2020, tem reportado experiências…

17. 05. 22
gestout-52

Certificação DGERT Num contexto diferente uma importância renovada

Passados 13 anos sobre Portaria nº 851/2010, que criou o regime de certificação de entidades formadoras, faz sentido falar sobre a certificação e a qualidade